Quando tomamos a decisão de colocar a atividade física no nosso dia a dia, geralmente em um impulso de motivação e vontade de querer mudar, algumas dúvidas podem surgir, que se não esclarecidas rapidamente podem levar a procrastinação de uma vida mais saudável.
Então vamos começar bem do início, antes mesmo da escolha das modalidades para praticar, que é o exame médico. Preciso realmente ter o atestado médico para me movimentar?
Essa resposta depende. O que se notava e ainda pode ser observar é que essa obrigatoriedade em muitos casos afasta o aluno dos exercícios, pois entre o momento da tomada de decisão de ir para academia até passar com a consulta médica demora uns belos dias, esfriando a vontade de se mexer e alimentando a vontade de ficar em casa.
Portanto, observando esse comportamento, visando diminuir as barreiras e encurtar o caminho para o exercício, o Colégio Americano de Esporte e Medicina, estudou e elaborou algumas ferramentas para avaliar quem pode iniciar sem a necessidade da liberação médica. Resumindo, quem deseja começar os exercício, não possuindo nenhuma doença cardiovascular, metabólica ou renal e também sem sintomas e sinal dessas doenças pode começar os exercícios físicos.
Triagem para préparticipação em exercício físico.
Porém, deve levar em consideração que o exercício recomendado é o de leve a moderada intensidade. Por isso há necessidade de procurar um educador físico especializado com atendimento personalizado para te ajudar a se exercitar com correta intensidade e volume recomendados para quem quer iniciar.
Lembrando que a intenção desse questionário não é substituir as consultas médicas e nem diminuir sua importância, visto que para a população que possui sinal ou sintomas de doenças pré existentes (tonturas, dores no peito, dores de cabeça constantes, desmaios, arritmias, diabetes e hipertensão descompensadas, formigamentos nas pernas, entre outras) ou que desejam aumentar os exercícios para a alta intensidade são sempre recomendados uma bateria de exames pré-participação das atividades físicas, mesmo para quem já é ativo. E nós do Estúdio Mais Movimento Mais Vida sempre recomendamos que o aluno faça seu check-up anual para acompanhar sua evolução de saúde.
Comentarios